Modelo de negócio

modelo negocio
O modelo de negócio é diferente da estratégia. É basicamente os meios que utilizamos para afectar e atingir a estratégia. O modelo de negócio é diferente das tácticas em que o modelo é a abordagem completa e integrada.

Por exemplo, o modelo de negócio utilizado por grandes empresas na área da Internet como a Google, Facebook, Linkedin, outras plataformas de redes sociais é ter a vantagem de “ser o primeiro”, obter “massa critica de utilizadores” e depois descobrir como monetizar mais tarde.

A estratégia será construir um funil de vendas e publicidade.
As tácticas utilizadas passam por oferecer produtos e serviços com preços muito baixos, neste caso gratuitos, de forma a ganhar uma base de utilizadores e criar uma relação com eles no futuro.

O modelo de negócio que seguimos pode fazer toda a diferença nos resultados e há uma grande alavancagem porque mudar este elemento pode mudar tudo.

Por exemplo: Vamos imaginar que o nosso negócio é basicamente a venda de um único produto.

  • O nosso modelo de negócio é fazer publicidade com anúncio e correio directo para obter leads.
  • Convertemos essas leads numa venda única.
  • Quer eles comprem ou não, não temos mais nada a fazer com estas leads mais tarde.

Este é o nosso modelo de negócio.

Podemos por exemplo adicionar dimensões ao nosso modelo.
Dimensão 1: Podemos nos focar nas pessoas que não quiseram comprar e descobrir como mostrar-lhes outros produtos ou serviços complementares à necessidade que os trouxe a nós inicialmente.
Dimensão 2: Podemos nos focar nas pessoas que compraram e descobrir como lhes vender produtos e serviços de outras empresas que façam sentido comprar depois de comprarem o nosso.

Adicionamos duas dimensões ao nosso modelo de negócio e esta mudança de pensamento pode duplicar ou triplicar os nossos lucros.

Imaginemos que vendemos um produto ou serviço uma vez por ano a um cliente. Se percebermos como passar a fazer três vendas por ano provavelmente iriamos quadruplicar o nosso lucro potencial.

O modelo de negócio é algo que examinamos e dissecamos. No entanto, muitas das empresas nem sabem qual é o seu modelo de negócio actual.

Assim que nos focamos e o articulamos o nosso modelo de negócio perguntamos: “De quantas maneiras diferentes podemos torná-lo melhor?”

  • Para o quê podemos expandir o nosso modelo de negócio?
  • Como podemos reduzir o risco da compra para o cliente?
  • Como podemos aprofundar a nossa relação com o nosso cliente?

A chave é começar a pensar, analisar, comparar com outros modelos de outras empresas e avaliar a performance dos elementos do nosso modelo de negócio e sistematicamente poder melhorar cada um dos elementos do nosso modelo de negócio.

Pin It