Estratégia

estrategia
Seja no exército seja a gerir uma empresa a estratégia é tudo. Uma das formas mais rápidas de transformar os resultados do nosso negócio é mudar a estratégia que seguimos.

A maioria das empresas têm uma acção mais táctica que estratégica.
A maior preocupação de gerar receitas suficientes para fazer os seus pagamentos, ultrapassar a semana e chegar ao fim do mês acima da linha torna difícil investir em definir uma estratégia pensada e um plano de implementação.

Não estão a “engenheirar” estrategicamente uma abordagem de implementação que não só traga receitas mas também nos posicionamento onde queremos estar e permita um crescimento sustentado.

Estratégia é o comando de toda a abordagem operacional que o negócio segue como um todo e como e porquê cada elemento seu está integrado entre si e implementam a visão geral que procuramos.

Como mudar estratégias?

Primeiro temos de entender que todos nós tem uma estratégia em funcionamento mesmo que seja uma baseada em reacção. Podemos adoptar uma estratégia proactiva, de longo termo e baseada em optimização.

Assim é necessário perceber aquilo que realmente queremos atingir. Começando pelo objectivo trabalhamos para trás para chegarmos ao que temos de fazer para atingir o objectivo.

Existem diferentes factores que têm impacto na nossa estratégia.

Por exemplo, com o quê que estamos confortáveis em ficar?

  • Queremos uma grande empresa com muitos problemas de gestão, muitos funcionários e overheads? Algumas pessoas têm mais sucesso com este nível de estimulo.
  • Ou preferimos atingir o mesmo volume de lucro com um quarto do esforço, metade das pessoas e um terço do capital?

Há muitas formas de o fazer e o primeiro passo é decidir qual as características que preferimos para o nosso negócio.

O próximo passo é pensar nas tácticas. As tácticas são as acções, ou veículos, que ajudam a implementar a estrategia e obter o resultado que pretendemos.

Que acções, actividades, conceitos, abordagens vão implementar melhor a nossa estratégia?

Começamos por fazer uma lista das empresas mais impressionantes, mais sustentáveis, com os melhores resultados dentro e fora da indústria.
Para além disso, que sejam empresas com as características que queremos para a nossa.

Depois temos de investir algum tempo a pensar sobre qual a grande estratégia que cada uma está a seguir. Qual o elemento que actua como a cola de todas as tácticas que eles executam.
Será um tempo bem gasto.

De seguida analisamos como eles implementaram a sua estratégia.
Com algum tempo identificamos dezenas de estratégias que decompomos em táctica e avaliamos quais podemos adaptar, adoptar e combinar para criarmos a nossa própria estratégia.

Mudar a nossa estratégia vai fazer uma grande diferença nos nossos resultados.

Pin It